Orientações para o Batismo de crianças

(cf. Código de Direito Canônico, cân. 849-874 e Diretório dos Sacramentos, p. 24-25.)

Ano de 2010

Crianças

• Toda criança tem direito ao sacramento do batismo, independente da situação civil dos pais (solteiros, amasiados, separados ou divorciados);
  • Haja fundada esperança de que será educada na religião católica;
  • Filhos de pais que não tem a mesma religião, sendo um deles católico, podem ser batizados mediante pedido do casal ou apenas da parte católica;
  • Crianças a partir de 7 anos precisam receber uma preparação.

Padrinhos e Madrinhas

• Pode ser admitido um casal ou apenas um padrinho ou uma madrinha;
  • A escolha do padrinho ou madrinha é feita pelos pais ou responsáveis pelas crianças (em situações extraordinárias de falta de padrinhos, o ministro do batismo pode também proceder à escolha);
  • Não pode ser o pai nem a mãe da criança;
  • Deve ser católico, ter completado 16 anos, ter recebido a 1ª Comunhão e o Crisma, ser fiel aos preceitos da Igreja, solteiro, casado (religioso) ou viúvo, participar na comunidade, levar uma vida de acordo com a fé e com o encargo que vai assumir e manifestar livremente o desejo de ser padrinho/madrinha.

Preparação

• Em vista da importância do batismo e da responsabilidade que os pais e padrinhos assumem, estes devem participar de algum encontro de preparação para o batismo.

Conteúdo do encontro de preparação

1. Definição de Sacramento:

sinal visível do amor de Deus para com a humanidade. Deus está presente nesses sinais; são sinais eficazes da salvação, instituídos por Cristo (único mediador da salvação) e confiados à Igreja. Visam à santificação dos seres humanos (viver segundo os mandamentos de Deus, assemelhar a Ele).

2. Batismo:

palavra grega que significa imergir, afogar; purificar. É o primeiro sacramento porque abre o diálogo amoroso de Deus com o ser humano. Jesus institui o batismo ao aceitar ser batizado no rio Jordão (Mt 3, 13-17) e ao pedir que os discípulos batizem (Mt 28, 19). É a porta de entrada para a vida nova em Cristo, é confirmado pelo dom do Espírito Santo no Crisma e levada a plenitude pela participação na Eucaristia.

2.1. Efeitos: a) perdão do pecado original:

pecado de Adão/Eva, a incapacidade da humanidade em dialogar com Deus (fechamento). Pelo batismo retornamos a dialogar com Deus, em Cristo morto e ressuscitado, pela ação do Espírito Santo;

b) filiação adotiva

: nascemos para uma vida nova em Cristo (profeta, sacerdote e rei/pastor);

c) inserção na Igreja

(família de Deus): sacramento pelo qual Deus reúne o seu povo. Somos enxertados em Cristo (Jo 15,5).

2.2. Responsabilidade:

nascer para uma vida nova exige algumas responsabilidades, como não cometer pecado (1Jo 3,9), prática da justiça (1Jo 2,29), amor mútuo (1Jo 4,7), dar testemunho (vida e palavra) do homem/mulher novo/a.

2.3. Necessidade:

a)

necessário para ter acesso a Cristo pelos sacramentos da Igreja, para fazer parte dela, quem não é batizado não é excluído da salvação;

b)

necessidade da fé para descobrir a graça recebida pelo batismo e a acolher.

2.4. Símbolos:

para o batismo são utilizados alguns símbolos: água (purificação, vida nova em Cristo), Círio (união do batizado com Cristo), vela acesa (ser luz, difundir a Luz de Cristo), óleo (força, resistência, missão), e veste branca (pureza, paz).

2.5. Batismo de Crianças:

a Igreja batiza crianças porque sabe que Deus nos ama antes mesmo de nascermos. Daí a Igreja concretiza esse amor num gesto-sacramento: batismo. O compromisso dos pais, padrinhos e da comunidade é educar essa criança na fé.

2.6. Ministro do Batismo:

quem batiza é Cristo, mas quem realiza essa função é a Igreja pelos ministros ordenados (bispo, padre e diácono). Contudo, todo cristão pode batizar desde que o faça com reta intenção, use água e a fórmula trinitária (PaiVFilhoVEspírito Santo).

Documentos (cópia simples)

• Certidão de nascimento da criança;
  • RG dos pais e padrinhos;
  • Certidão de casamento (religioso) dos pais e padrinhos (exceto se forem solteiros ou viúvos);
  • Comprovante de residência dos pais e padrinhos;
  • Comprovante de preparação para o Batismo (caso já tenham feito).

Estamos felizes por terem escolhido nossa Paróquia para celebrar o Batismo de seu filho/filha. Para que este possa ser convenientemente realizado precisamos que:

• A inscrição seja feita pelos pais ou responsáveis legais da criança (na falta destes, deverá ser apresentado um documento no qual o ausente declare estar de acordo com o batismo da criança);
  • Sejam trazidos todos os documentos solicitados;
  • As inscrições sejam feitas até as datas abaixo citadas;
  • Seja paga a taxa de R$ 20,00 no ato da inscrição.

Datas para a inscrição do batismo (no horário de atendimento da secretaria paroquial)

• Setembro: até dia 18 (sábado);
  • Outubro: até dia 16 (sábado);
  • Novembro: até dia 13(sábado).

Datas dos encontros de preparação (das 08h00 às 11h30min):

• Setembro: 25 (sábado);
  • Outubro: 23 (sábado);
  • Novembro: 20 (sábado).

Datas dos Batizados (às 12h30min):

• Setembro: 26 (domingo);
  • Outubro: 24 (domingo);
  • Novembro: 21 (domingo).

Horário de atendimento da secretaria paroquial

• De 3ª à 6ª feira das 08h30min às 12h00 e das 13h30min às 17h30min;
  • Aos sábados das 08h30min às 12h00 e das 13h30min às 16h00.

Atenciosamente,

Pastoral do Batismo

Paróquia Sagrada Família - Av. do Cursino, 1915 - Jardim da Saúde - 04133- 100 - São Paulo- SP - Fone: 5058 8386